sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fantásticas produções em terras tupiniquins



Hello, Crazy People, Big Boy rides again!

Era com essa frase que sempre começava o quadro film clips de Big Boy, um dos maiores divulgadores da música pop internacional no Brasil, passado na TV GLOBO dos anos 70.  Sim, os videoclipes são transmitidos desde essa época nas nossas telinhas. Entretanto, só passamos a ter videoclipes genuinamente brasileiros a partir do momento em que o programa dominical Fantástico consolidou o gênero, produzindo e veiculando os videoclipes de artistas brasileiros.
            O 1º videoclipe exibido no Brasil foi América do Sul. Este videoclipe foi ao ar em 1975 justamente no programa Fantástico da TV GLOBO.
Nele, vemos Ney Matogrosso exibindo suas coreografias pra lá de exóticas em meio a um campo aberto:


Produzindo videoclipes e alavancando a música nacional, o Fantástico trouxe a tona o chamado BRock, que atuou de forma significativa no cenário do entretenimento brasileiro. E os videoclipes foram de suma importância para popularizar o rock em terras tupiniquins, onde até então somente a MPB era aceita.
O Fantástico arcava com despesas da produção e veiculação dos videoclipes, realizava entrevistas e matérias especiais com as bandas nacionais e com isso fixou de vez o gênero videoclipe em nosso país.
Mas nos anos 90 o fenômeno da globalização gerou mudanças estéticas e culturais, mudanças essas que influenciaram a música nacional. Aliado a isso, a tecnologia que barateou a produção de CD(s) e LP(s), fez com que as gravadoras dessem mais espaço à produção de videoclipes. Tudo isso facilitou a chegada do canal MTV Brasil, que já existia desde 1981 nos Estados Unidos.
A chegada da MTV alavancou novamente a música nacional, pois teve como principal atração os videoclipes, que ajudaram a popularizar mais bandas de rock, hoje conhecidíssimas como O Rappa, Cidade Negra, Raimundos e Skank, por exemplo. Hoje o principal divulgador do gênero no país é a internet, nos anos 90 foi a MTV, mas com toda certeza a base da Pirâmide encontra-se neste programa dominical da TV GLOBO, o Fantástico.

Deixaremos aqui, bons exemplos dos videoclipes brasileiros veiculados pelo Fantástico, vale muito a pena assistir:

Fabio Jr – 20 e poucos anos



RPM  - Olhar 43



Blitz – Você não soube me amar



As Frenéticas – Dancin’ Days





E pra quem quiser ver um documentário sobre o Big Boy vejam esse vídeo, vale a pena conferir!


Parte 1




Parte 2




Fontes:

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário