quarta-feira, 6 de junho de 2012
O improviso bem feito
O que é mais importante na produção de um videoclipe, ter recursos ou ter uma boa ideia?
A resposta mais óbvia com certeza é, que de nada vale ter uma boa ideia se não tiver recursos para executá-la, ou que de nada vale ter recursos se não tiver boas ideias em mente. Mas nada é assim tão óbvio...
A equipe do Clipê na internê foi até a região da Brasilândia, periferia de São Paulo, para conhecer o MacGyver do audiovisual, seu nome é Valmir Puertas Rodrigues, ou simplesmente VRAS 77. Ele contrariou todas as respostas óbvias e mostra que com improvisação e determinação é possível realizar incríveis produções audiovisuais, neste caso especificamente produzir videoclipes.
O local onde Vras realiza todo o processo de edição de seus videoclipes é em sua própria casa, humilde, de apenas um cômodo, que parece pequeno para tamanha criatividade. Mas é desse cômodo que ele faz sua Ilha de Edição e de lá saem prontas todas as grandes produções de videoclipes, que fizeram dele uma referência na produção desse gênero no Brasil.
Vras conta que quando começou a fazer videoclipes, não tinha nada:
"Eu morava em um barraco de madeira, ainda moro em uma comunidade, mas pelo menos é de tijolo e tem teto né? O que me levou a isso foi a determinação, um sonho, de passar o que está na minha cabeça."
E tem dado muito resultado! Vras está produzindo em média 30 trabalhos por ano, foi convidado a participar do Fórum Social Mundial, já foi colaborador do programa A LIGA, assina como diretor de 6 clipes que estão na programação da MTV e ministra workshops para turmas de 40 pessoas, o que mostra a humildade dele, pois Vras não teve a mesma sorte;
"Eu chegava na galera e perguntava: Como que eu faço para poder pegar uma fita de vídeo e colocar dentro de um computador? Porque eu olhava atrás do computador e não tinha entrada RCA, vamos dizer assim, e eu chegava para algumas pessoas que aprenderam a fazer a parada e perguntava. E o cara simplesmente falava: '-Eu paguei para aprender, não vou poder te ensinar.'".
"Eu chegava na galera e perguntava: Como que eu faço para poder pegar uma fita de vídeo e colocar dentro de um computador? Porque eu olhava atrás do computador e não tinha entrada RCA, vamos dizer assim, e eu chegava para algumas pessoas que aprenderam a fazer a parada e perguntava. E o cara simplesmente falava: '-Eu paguei para aprender, não vou poder te ensinar.'".
E mesmo com todas as dificuldades VRAS 77 fez o seu nome no cenário do Hip Hop, por dirigir videoclipes de artistas ainda não renomados e ajudá-los de certa forma a divulgar seus trabalhos e fortalecer o rap nacional, até começar a dirigir produções de grupos de rap muito conhecidos como:
Com táticas pra lá de inusitadas Vras poderia ser o funcionário dos sonhos do departamento financeiro de uma grande produtora. Ele construiu sua própria Grua, que é um equipamento de filmagem caríssimo que pode chegar ao valor de 12 mil reais, com materiais recolhidos em um ferro velho, que lhe custaram menos de cem reais. E o mais interessante é que o efeito visto no resultado final é o mesmo!
E isto é só uma amostra dos improvisos que ele faz para gravar seus videoclipes. Assistam a alguns dos making ofs que ilustram bem o trabalho de Vras:
Making Of de Inquérito - Um Brinde
Making Of de Shekinah Rap - Pro Rio
Making Of de X Barão - Chapado do Morro
Making Of de Shekinah Rap - Pro Rio
Making Of de X Barão - Chapado do Morro
A experiência que tivemos com Vras, nos mostrou que não há limites para a criação, o mais importante é ter a humildade de aprender, e não ter medo de experimentar, afinal videoclipe e a experimentação andam lado a lado.
E nas palavras de Vras ele descreve bem a essência do que é o videoclipe:
‘‘Quando você escuta uma música, vem um roteiro na sua cabeça automático e você imagina. Então se você conseguir passar isso, a sensibilidade para dentro de uma imagem, um olhar seu e milhões de pessoas verem depois e gostarem, quer dizer que você tem um resultado."
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